Notícias

Saiba se o seu cachorro está doente

  • 05 de Março de 2015 - 09:25:35
  • Texto: A- A+
Saiba se o seu cachorro está doente

 

Saiba se o seu cachorro está doente, os animais também ficam doentes, e não é simplesmente deixar que o tempo cuide da situação que o problema irá se resolver. 
 
Cão, gato, periquito, papagaio, enfim, não importa o animal de estimação que você tenha, ele precisa ir ao médico a cada seis meses para manter a sua saúde. 
Mas como saber se o seu cachorro ou gato está doente? Como os animais não sabem falar, é preciso que o proprietário esteja sempre atento ao animal, e assim realizando um exame de rotina, simples diariamente é possível saber se o animal necessita ou não de ajuda veterinária. No entanto, é válido lembrar que independente deste exame, o animal precisa ser avaliado pelo médico veterinário anualmente, sobretudo, para a vacinação. 
 
Segue abaixo algumas dicas para saber se seu animal está doente:
 
CABEÇA: Comece a examiná-la pelos olhos, os quais devem estar claros sem secreção e sem inchaço, e abaixando a pálpebra inferior, veja se a parte interna está rosada. Qual sinal de palidez em excesso pode indicar anemia. Além disso, veja se o seu cão possui manchas brancas ou embaçamento na parte escura dos olhos.
 
ORELHAS: Examine a parte interna e externa, incluindo as bordas, verificando se há falhas ou crostas que possam indicar ácaros ou sarna. É válido ressaltar que um ouvido sadio não possui odor e nem secreção, e caso note algum cheiro não agradável, e secreção amarelada ou amarronzada, procure limpar os ouvidos com um chumaço de algodão com produto tópico específico.
 
BOCA: Levantando o lábio superior do cão, analise as gengivas por completas, as quais devem estar rosadas e sem palidez, mas caso apresente palidez, pode ser sinal de anemia.
 
FOCINHO: Geralmente está úmido e frio, sendo que não apresenta secreção, exceto em dias quentes, quando o animal pode ‘transpirar’ pelo focinho. Lembre-se de que focinho seco e quente não significa sempre febre, caso esteja ocorrendo, procure analisar o animal e espere por outros sinais, como perda de apetite. Se o animal realmente estiver com febre, as orelhas também estarão quentes juntamente com o focinho.
 
PELAGEM: Verifique se o seu animal apresenta falhas na pelagem e se o seu cachorro coça muito, e caso não seja pulga e nem carrapato, estas falhas podem ser sarnas.
 
ÓRGÃO GENITAL: Macho ou fêmea, veja se o órgão genital de seu animal apresenta algum tipo de secreção abundante, caso esteja, leve-o imediatamente a um médico veterinário.
 
PATAS: Verifique as patas procurando por parasitas, feridas e machucados tanto na parte dorsal quanto na ventral, nas laterais e também entre os dedos.
 
Não deixe de cuidar sempre o seu bichinho de estimação, dedique sempre uma hora do seu dia para brincar com ele, e aproveite para examina-lo.
 
CUIDAR DELE É UM ATO DE CARINHO E AMOR, E ELE TE RECOMPENSARA EM DOBRO COM MUITAS ALEGRIAS.

Fonte:http://bit.ly/1aMCD6T


Mais Notícias

Problemas psicológicos são cada vez mais comuns no mundo pet. Quais as causas? Quais os sinais? Como evitar? Qual o tratamento para a depressão?
Sessenta unidades industriais de processamento de aves e suínos estão parando no Brasil devido aos protestos dos caminhoneiros nas estradas, que afetam principalmente o Sul do Brasil, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.
A Safeeds Aditivos para Nutrição Animal (Cascavel-PR) está lançando o Hidrat Fresh, uma bebida hidratante, energética e efervescente para vacas recém-paridas
Imagine consumir alimentos básicos para a saúde com até vinte vezes mais vitaminas e minerais

Empresa

A Nutricol é uma empresa especializada em nutrição animal, desde 1993, quando iniciou suas atividades. As rações, concentrados e suplementos minerais que produz são comercializados e reconhecidos na região sul do Brasil pela sua alta qualidade nutricional. Leia mais ...
+55 (48)3657-1338 +55 (48)3657-1842 (Fax)
Horário de Atendimento: Seg. à Sex. das 8 às 16 h
Estrada Municipal SLD 0,50 Mar Grosso, 960 - Bairro Encosta do Sol CEP: 88730-000 - São Ludgero - SC
2014 © Nutricol Alimentos - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: